Paisagens do Nordeste: Recife / PE

Recife / PE







Recife é a capital do estado de Pernambuco. Detendo uma área territorial de aproximadamente 218 km², é formado por uma planície aluvial, tendo as suas ilhas, penínsulas e manguezais como as principais características geográficas.

A cidade do Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e à frente de Curitiba. Segundo a consultoria britânica PricewaterhouseCoopers, o Recife será uma das cem cidades mais ricas do mundo em 2020.

Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, o Recife surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes" no ano de 1537, na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, conhecida em todo o mundo comercial da época, graças à cultura da cana-de-açúcar. No século XVII, a cidade ficou vinte e quatro anos sob domínio da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, tendo como um dos administradores da colônia o conde Maurício de Nassau.

FICHA DA CIDADE
  • Título: "Veneza Brasileira" / "Manguetown"
  • Fundação: 12 de março de 1537
  • Emancipação: -
  • Gentílico: recifense
  • População: 1 617 183 hab. IBGE/2015

Cidade: Recife
Estado: Pernambuco

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...