Paisagens do Nordeste: Porto Seguro / BA

Porto Seguro / BA








Memorial da Epopeia do Descobrimento - Réplica da Nau de Pedro Álvares Cabral


Antiga prisão



Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia. A primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1534. Está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares). É cortado pelo Rio Buranhém.

O clima é sempre quente no verão, com picos de 42 graus centígrados e ameno no inverno, com média de 25 graus e mínimas de 15 graus centígrados. Nos meses de julho e agosto, a probabilidade de chuvas é maior.

Porto Seguro conta com um extenso litoral, com cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de quinhentos metros de largura na sua foz, em litorais norte e sul. O litoral possui uma infraestrutura de nível internacional.

A cidade hoje, é considerada um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, recebendo turistas oriundos do centro-sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França. O lugar conta também com uma ou duas dezenas de hotéis de luxo e centenas de hotéis e pousadas menores, mas de boa qualidade.

FICHA DA CIDADE
  • Título: "Terra Mãe do Brasil"
  • Fundação: 30 de junho de 1534
  • Emancipação: -
  • Gentílico: porto-segurense
  • População: 145 431 hab. IBGE/2015

Cidade: Porto Seguro
Estado: Bahia

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org / Ricardo Júnior
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...