Paisagens do Nordeste: Parnamirim / RN

Parnamirim / RN




Praia de Cotovelo


Base Aérea de Natal

Parnamirim é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Região Metropolitana de Natal, localiza-se ao sul da capital, sua população foi estimada no ano de 2015 em 242.384 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o terceiro município mais populoso do estado.

Conurbada à capital, Parnamirim vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, se tornando uma verdadeira extensão de Natal. É sede do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país. Pontos turísticos como o maior cajueiro do mundo e as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, somando por abrigar eventos e shows musicais durante a alta estação, fazem da cidade um dos principais destinos turísticos do estado.

Emancipado de Natal no ano de 1958, Parnamirim é reconhecida internacionalmente como "Trampolim da Vitória", tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field — hoje Base Aérea de Natal — devido à sua localização estratégica global, servindo de ponto da partida de muitas aeronaves americanas, de todos os tipos, para levar tropas para o front da África. A grande movimentação de soldados americanos influenciou a população local introduzindo sua cultura e, movimentando, de certa forma, a economia da cidade e até mesmo participando da vida social dos habitantes à época.

FICHA DA CIDADE
  • Título: "Trampolim da Vitória"
  • Fundação: 17 de dezembro de 1958
  • Emancipação: -
  • Gentílico: parnamirinense
  • População: 242 384 hab. IBGE/2015

Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...