Paisagens do Nordeste: Sítio arqueológico - Serra da Capivara

Sítio arqueológico - Serra da Capivara











O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.

O parque foi criado através do decreto de nº 83.548, emitido pela Presidência da República em 5 de junho de 1979, com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país. Originalmente com 100 000 hectares.

A Serra da Capivara representa um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. Na UC, encontra-se uma grande concentração de sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Os vestígios humanos remontam a 60 mil anos. Estão cadastrados 912 sítios, dos quais 657 apresentam pinturas rupestres.

Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque foi declarado em 1991 Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Há 70 milhões de anos, a região era coberta pelo mar, segundo pesquisas científicas. Grandes animais rondavam em manadas de mastodontes, super-lhamas e bichos-preguiça chegavam a ter 8 metros de altura, segundo a arqueóloga Niède Guidon.

Encontrou-se no sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, vestígios do homo sapiens que datam de 50 mil anos – o que levantou a discussão sobre a teoria arqueológica sobre a vinda do homem do continente americano que teria saído da Ásia e atravessado a pé o estreito de Behring, entre 12 e 15 mil anos atrás.

Cidades: João Costa, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e São João do Piauí.
Estado: Piauí

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...