Paisagens do Nordeste: Seca castigando o sertão

Seca castigando o sertão









Seca revela ruínas de antiga Canudos coberta por água de açude. Com a baixa das águas do Açude de Cocorobó, pedaços da história ressurgem sob o céu de azul intenso do sertão da Bahia, a cerca de 400 quilômetros de Salvador.

Em 1893, um grupo de moradores do sertão da Bahia, cansado das duras condições de vida impostas pela seca e pelo desemprego crônico, se rebelou contra o governo federal e fundou uma comunidade autônoma no arraial de Canudos. Liderados pelo peregrino Antônio Conselheiro e movidos por um discurso milenarista, milhares de camponeses e ex-escravos desafiaram o poder da jovem República brasileira e acabaram exterminados pelas tropas do exército nacional em 1897.

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais (Sudeste).

A história tem mostrado que as estiagens, caracterizadas pela falta de chuva ou por sua distribuição irregular, fazem parte das condições climáticas do Sertão nordestino.

Em outras regiões do Brasil também ocorre o fenômeno climático da Seca com menor frequência, Região Sul, Sudeste em especial Capital São paulo, Floresta Amazônica.

Cidade: Canudos
Estado: Bahia

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...