Paisagens do Nordeste: Praia de Ponta do Mel

Praia de Ponta do Mel









A Praia de Ponta do Mel pertence à chamada Costa Branca, uma belíssima e inusitada região localizada no extremo litoral norte do Rio Grande do Norte. Ponta do Mel localiza-se a aproximadamente 345 km de Natal, a 68 km da cidade de Mossoró, e a 30 km da cidade de Areia Branca, na região oeste, em uma zona de fronteira entre o RN e o Ceará.

Reunindo serra, sertão e litoral, a semivirgem e quase deserta Praia de Ponta do Mel é a mais importante e uma das mais bonitas da região. Pertencente ao município de Areia Branca, sua paisagem é caracterizada por falésias, dunas, oásis de coqueiros, barcos de pesca, e um povoado pitoresco. O pescador se mistura ao vaqueiro e ao agricultor, em uma espécie de zona rural à beira-mar. Fazendas que nascem na Serra do Mel chegam à imensa praia. Vegetações típicas da caatinga marcam a praia onde o contraste do vermelho das falésias com o branco das dunas e do azul do imenso mar que se confunde com o céu confere à praia um cenário de paraíso.

Assim, a Praia de Ponta do Mel destaca-se por sua beleza selvagem e por apresentar em um só lugar aspectos de serra, sertão e mar. As dunas brancas de formação extremamente particular, lembrando muito as dunas do deserto, misturam-se às grandes falésias vermelhas em imensas e majestosas enseadas. Os contrastes de cores são fortes, e o azul do mar parece se derramar sobre a terra sedenta.

Cidade: Areia Branca
Estado: Rio Grande do Norte

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...