Paisagens do Nordeste: Porto de Suape

Porto de Suape





O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Guedes, mais conhecido como Porto de Suape, é um porto localizado no estado de Pernambuco, entre os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria tendo como exemplo portos bem sucedidos da França e Japão.

A data marco do Porto de Suape é 7 de novembro de 1978, dia em que foi sancionada a Lei Estadual nº 7.763 que criou a empresa SUAPE (Suape Complexo Industrial Portuário), que é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e que administra o porto.

Destaca-se com sendo o maior porto do Norte/Nordeste e o segundo maior do país. Sua área de influência abrange toda a área dos estados de Pernambuco, Alagoas e da Paraíba, além de parte do Rio Grande do Norte, Ceará.

Essa região era habitada pela tribo Caetés e por conta da sua constituição geomorfológica a batizaram de Suape. Esta é uma palavra de origem tupi-guarani a qual significa caminhos sinuosos.

Existe uma litogravura datada de 1635 em um museu em Amsterdã, Província da Holanda do Norte, que representa muito bem a região de Suape naquela época.

Na década de 50 o padre francês Louis Joseph Lebret se reuniu com técnicos do Condepe-Fidem e deram início aos estudos de viabilidade técnica para construir um porto industrial baseado em modelos de portos industriais como os situados em Marselha (França ) e Kadima (Japão).

Já no ano de 1974 houve o lançamento da pedra fundamental pelo Governador Eraldo Gueiros, determinando essa área para a construção do porto industrial.

Cidade: Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho
Estado: Pernambuco

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...