Paisagens do Nordeste: Porto de Aratu

Porto de Aratu





O Porto de Aratu é um porto brasileiro localizado no estado da Bahia, na baía de Todos os Santos, no município de Candeias, na baía de aratú, próximo à entrada do canal de Cotegipe, em frente à costa leste da ilha de Maré.

O Porto de Aratu é considerado um porto local e de grande porte. Mesmo que o Porto de Aratu atenda ao Pólo Petroquímico de Camaçari, ele possui predominantemente características locais.

Sua área de influência é, principalmente, no estado baiano (como hinterlândia primária) e o estado de São Paulo (hinterlândia secundária); além desses, mais 6 unidades federativas que também utilizam esse porto para transações internacionais. Essas transações comerciais estão concentradas nos setores de produtos mineiras; indústria química e material de transporte.

Ainda falando dos produtos que passam em Aratu, seu produtos de exportação estão entre óleos de petróleo ou de minerais betuminosos, veículos para transporte de passageiros e produtos químicos orgânicos (hidrocarbonetos cíclicos, alcoóis acíclicos e seus derivados, hidrocarbonetos acíclicos, éteres e seus derivados). Todos esses produtos são originários da Bahia.

Já os produtos de importação, continua na mesma linha de produtos minerais, químicos e petroquímicos: minérios de cobre e seus concentrados, combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação e óleos de petróleo ou de minerais betuminosos; os produtos importados não param por aí, aparecendo ainda, com destaque: veículos para transporte de passageiros; e veículos para transporte de mercadorias; fertilizantes minerais, químicos ou potássicos.

Cidade: Candeias
Estado: Bahia

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...