Paisagens do Nordeste: Parque Nacional Serra de Itabaiana

Parque Nacional Serra de Itabaiana









O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Itabaiana, estado de Sergipe. abrangendo ainda áreas dos municípios de Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga d'Ajuda e Campo do Brito. Possui uma área de 7.998,99 hectares. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A sede do IBAMA sergipano fica dentro da reserva, permitindo que pesquisadores, estudantes e visitantes em geral tenham acesso ao local se devidamente autorizados. Na serra há diversas trilhas naturais com variadas dificuldades. O melhor período para visitação é durante os meses chuvosos, que vão de junho à final de agosto. As cachoeiras neste período ficam caudalosas, transformando-se em um atrativo para os aventureiros.

Dentro da reserva tem o Parque dos Falcões, um local de proteção, recuperação e reprodução de aves de rapina. A fundação deste instituto é resultado da realização do sonho de José Percílio ou "encantador de pássaros"(como é conhecido na região) e de seu amigo Alexandre Correia. O visitante tem a oportunidade de vivenciar momentos incríveis em contato com as aves, pois o objetivo do parque além da proteção das mesmas, é ensinar a população a respeitar e cuidar dos animais, desmistificando o conceito de que são perigosas, sanguinárias ou que trazem mau agouro. Nos ensinam que elas são importantíssimas na cadeia alimentar e que matá-las ou mutilá-las é um crime ambiental.

Cidades: Itabaiana, Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga d'Ajuda e Campo do Brito
Estado: Sergipe

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...