Paisagens do Nordeste: Parque Nacional de Boa Nova

Parque Nacional de Boa Nova





O Parque Nacional de Boa Nova tem 12.065 hectares e foi criado em junho de 2010 juntamente com um Refúgio de Vida Silvestre de 15.024 hectares, objetivando proteger uma importante área na transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

O parque esta localizado no município de Boa Nova, estado da Bahia. A cidade de Boa Nova é pequena, limpa, bonita e aconchegante com um agradável clima de altitude.

A floresta de altitude que fica entre estes dois importantes biomas é chamada localmente mata de cipó e nela vive uma ave rara e endêmica: o gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus). Por falar em aves, a região é uma das mais ricas em aves no Brasil: são 428 espécies conhecidas até o momento e este número não para de crescer! Por isso Boa Nova já é um importante destino do turismo de observação de aves, também conhecido como Birdwatcher. Não é só isso! No Parque nacional de Boa Nova podemos ir da caatinga mais seca à floresta mais úmida, passando pela mata de cipó, num percurso de apenas 15 km! Inúmeras nascentes em meio a altas montanhas descendo em cachoeiras deslumbrantes ajudam a compor o cenário de uma das mais novas Unidades de Conservação do país.

Como a região é montanhosa, o inverno é bastante frio e as cachoeiras estão geladíssimas, por isso o melhor período para a visitação é a estação chuvosa, de novembro a março (principalmente para a observação de aves). Há inúmeras atrações como a cachoeira Sete de Setembro (70m), Caldeirões do Rio do Chumbo, Lagedo dos beija-flores, Serra do Timorante, Mirante do Rio do Chumbo, Morro do Inglês, etc. Há guias locais disponíveis para acompanhar os visitantes.
Além dos atrativos naturais a região de Boa Nova tem um importante patrimônio arquitetônico e uma intensa atividade cultural popular que atraiu para o município alguns projetos artístico-culturais com a realização anual de festivais como o Mercado Cultural, com atrações nacionais e estrangeiras) o Festival de Reisados, o Festival do Umbu e a inauguração de museus e bibliotecas.

Cidade: Boa Nova
Estado: Bahia

Foto: ICMBio / Yara Chagas
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...