Paisagens do Nordeste: Parque Estadual da Pedra da Boca

Parque Estadual da Pedra da Boca







O Parque Estadual da Pedra da Boca, criado pelo Decreto Governamental nº 20.889 de 7 de fevereiro de 2000, está localizado na porção norte do município de Araruna, no estado da Paraíba, divisa com o Rio Grande do Norte.

Com área de 157,25 hectares, o parque está inserido no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfológicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, turistas, visitantes e adeptos dos esportes radicais.

O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que apresentam faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão.

Encontra-se encrustado nos contrafortes da serra da Araruna e da serra da Confusão, ambas formações do planalto da Borborema. A denominação "Pedra da Boca" advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada por séculos de erosão, cuja configuração lembra uma boca gigante prestes a abocanhar algo.

Suas formações são propícias para a prática do rapel e outros esportes e aventura e exploração. Algumas cavernas apresentam escrituras rupestres.

Cidade: Araruna
Estado: Paraíba

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org / Ruy Carvalho
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...