Paisagens do Nordeste: Ilha de Tinharé

Ilha de Tinharé





Morro de São Paulo


Fortaleza do Morro de São Paulo

Pôr-do-sol na fortaleza de Morro de São Paulo

A ilha de Tinharé localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado da Bahia, tem quatro povoados: Morro de São Paulo, Garapuá, Gamboa e Galeão.

É conhecida desde 1531, quando Martim Afonso de Sousa avistou, dando o nome de Tynharéa. Em 1630, foi construído um forte para defender a capital baiana e o Recôncavo Baiano. Logo após, foi construída uma capela à Nossa Senhora da Luz, em Morro de São Paulo, e também a Igreja de São Francisco Xavier, em Galeão.

No morro de São Paulo, o povoado de Tinharé é acessível via catamarã ou barco a partir do rio que passa pelo município de Valença. Vizinha encontra-se a ilha de Boipeba, ambas pertencentes ao município de Cairu.

A ilha oferece belas praias, onde se encontram restaurantes com comidas típicas da Bahia, principalmente frutos do mar. Existem diversas pousadas e hotéis, além de lojas de artesanato local, constituindo-se em um dos pontos turísticos mais visitados da região Nordeste do Brasil pelas suas praias, coqueirais e povoados com características culturais tradicionais, além de matas, morros e rios da Mata Atlântica.

Cidade: Cairu
Estado: Bahia

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...