Paisagens do Nordeste: Ilha de Itaparica

Ilha de Itaparica






Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento


Fortaleza de São Lourenço


Fortaleza de São Lourenço - Construção colonial preservada

A Ilha de Itaparica está localizada na Baía de Todos os Santos, pertencente ao estado da Bahia. Abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento, 146 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por 55 000 pessoas, distribuídas em 35 localidades, constituindo dois municípios.

É a maior ilha marítima do Brasil.

A origem é tupi, significa “cerca feita de pedras” ou “mata do canal das pedras”, através da junção dos termos itá (pedra), pari (canal para apanhar peixes) e ka’a (mata) . Itaparica teve sua fama inicial como balneário de repouso e de saúde devido às suas bonitas praias e à sua água mineral que tem propriedades medicinais que jorra da Fonte da Bica, localizada dentro da cidade, na costa oeste. Na parede frontal da fonte, está inscrito, em um azulejo: “Êh ! água fina. Faz velha virá menina”.

Na arquitetura religiosa da ilha de Itaparica, várias construções dos século XVIII e XIV chamam a atenção. Dentre elas, estão a Igreja de Santana, a Capela de Bom Jesus da Lapa (1842) e a Capela de São Sebastião. O destaque especial fica para a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, construída em 1742, que resguarda, no forro da capela-mor, uma pintura ilusionista de inspiração italiana. A igreja fica na praça Senador Tanajura, também conhecida como Praça da Matriz.

A atual fortificação, Fortaleza de São Lourenço, foi erguida em alvenaria de pedra e cal sobre os vestígios do antigo forte, remonta a 1711, sob o Governo Geral de D. Lourenço de Almada (1710-1711)

Juntamente com o município de Vera Cruz, compõe a Ilha de Itaparica. Fica uma hora de barco de Salvador ou 30 minutos em catamarã.

Cidade: Itaparica e Vera Cruz
Estado: Bahia

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...