Paisagens do Nordeste: Farol do Morro de São Paulo

Farol do Morro de São Paulo





O Farol do Morro de São Paulo teve o inicio de suas obras em 1848, porém seu termino foi apenas no ano 1855. Nesta época era o mais moderno do litoral do Brasil. É do Farol que podemos visualizar de cima a vila, suas ruelas e praias paradisíacas de águas cristalinas e coqueirais. Este é o mais belo cartão postal de Morro de São Paulo.

Sua importância é para que os marinheiros o tenham como ponto de referência se o objetivo for chegar ao Arquipélago de Tinharé. Além de ter feito parte com seu mirante lateral do conjunto defensivo das invasões holandesas da época e assim protegendo a tanto o arquipélago todo como a Baía de todos os Santos – locais onde passava todo centro de abastecimento de Salvador.

Atualmente o Farol é mantido pela Marinha do Brasil e sua manutenção é de responsabilidade da Capitania dos Portos do Estado da Bahia. Sua sequência de piscas é totalmente automática, acendendo às 18 horas diariamente, ou em casos de tempo ruim também. Antigamente quando ainda não era automático, o Farol tinha um zelador que tomava conta subindo e descendo para ascender o Farol do Morro de São Paulo manualmente todos os dias.

Para chegar ao Farol é só seguir a trilha que existe em frente a Igreja Nossa Senhora da Luz. Aproximadamente 10 minutos de caminhada e já está no Farol, a sua direita existe um mirante com uma vista privilegiada e a maior Tirolesa dentro d’água da América Latina. Lá de cima pode se enxergar as praias com areia branca e águas claras, coqueirais e a vila. Um visual alucinante que merece ser visitado.

FICHA DO FAROL
Inauguração: 1855
Altura: -
Altitude: -
Alcance luminoso: -

Cidade: Cairu
Estado: Bahia

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...