Paisagens do Nordeste: Castelo São João

Castelo São João









O Museu Ricardo Brennand, conhecido também como Castelo São João, é inspirado no estilo Tudor – modelo arquitetônico inglês dos séculos 15 e 16. Além disso, o prédio conta com calabouço, portas secretas, vitrais antigos e um altar em estilo gótico. A biblioteca conta com mais de 60 mil títulos, incluindo livros, discos, partituras, fotografias e obras raras.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.

O Brasil tem dois museus entre os 25 melhores do mundo, de acordo com o ranking Travelers’ Choice Museums. O Museu Ricardo Brennand, de Recife, ficou em 17º lugar. Já o Inhotim, de Brumadinho (Minas Gerais), conquistou a 23º posição.

Cidades: Recife
Estado: Pernambuco

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Nordeste - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...